ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA MULTICULTURAL: REFLETINDO A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DENTRO DA TEORIA PÓS-COLONIAL

Autores

  • Hélio José Santos Maia Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Departamento de Métodos e Técnicas (FE/UnB). https://orcid.org/0000-0002-8162-1137
  • Maria Helena da Silva Carneiro Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB).

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.18859
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, multiculturalismo, teoria pós-colonial

Resumo

O artigo apresenta desafios ao ensino de ciências frente à universalização da educação e os enfoques multiculturais nas diferentes áreas das ciências naturais, bem como os encaminhamentos pedagógicos na formação dos professores. O trabalho é parte de um estudo de representação em conceitos científicos na escola primária de Timor-Leste, para tese de doutorado e tem como principal problema, refletir e analisar como modernamente se articulam pedagogicamente as áreas das ciências que são colocadas ao ensino básico em face à convergência aos caminhos multiculturais. Como metodologia utilizou-se de pesquisa bibliográfica em artigos e livros, assim como investigação de caráter qualitativo em loco nas escolas primárias do Timor-Leste e na formação de professores timorenses. Para o entendimento de abordagens culturais no ensino de ciências se recorreu à teoria pós-colonial, a partir dos trabalhos de Edward Said, Frantz Fanon, Homi Bhabha, Arjun Appadurai que situam o universo pós-colonial em frente às concepções eurocêntricas e dos encaminhamentos da teoria no campo do ensino de ciências de Lyn Carter, Aikenhead entre outros. A confluência da pesquisa bibliográfica com a investigação de campo permitiu perceber a diversidade de visões sobre o ensino de ciência que abarca concepções externalistas e internalistas frente aos caminhos ideológicos multiculturais e suas variadas formas de compreender o mundo. A análise dos dados obtidos na pesquisa se deu por meio da confrontação dos achados bibliográficos com o que se verificou na investigação de campo e permitiu o estabelecimento de algumas conclusões. Considerando que os valores culturais refletem uma espécie de opinião étnica sobre a natureza, sem o rigor da ciência clássica, ao admiti-los no corpo dos conhecimentos científicos sem a devida separação destes, corre-se o risco de piorar o ensino de ciências naturais ao mistificar explicações regidas por leis naturais acerca dos mais variados fenômenos físicos e biológicos, fortalecendo as concepções alternativas dos estudantes em detrimento dos conhecimentos científicos que se deseja estabelecer. 

Biografia do Autor

Hélio José Santos Maia, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Departamento de Métodos e Técnicas (FE/UnB).

Hélio José Santos Maia é Doutor em Educação pela Universidade de Brasília e professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. E-mail: heliomaia@unb.br

Maria Helena da Silva Carneiro, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB).

Maria Helena da Silva Carneiro é Doutora em Didática das disciplinas: Biologia - Paris VII - França e professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB). E-mail: mhsilcar@unb.br

Downloads

Publicado

22-12-2018

Como Citar

MAIA, H. J. S.; CARNEIRO, M. H. da S. ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA MULTICULTURAL: REFLETINDO A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DENTRO DA TEORIA PÓS-COLONIAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18859, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18859. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18859. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS