O LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: O ALUNO COMO PROTAGONISTA

Autores

  • VANESSA CAROLINE FIORAVANTE Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • TAMYRIS PROENÇA BONILHA GUARNICA

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.18915
Agências de fomento
Instituto Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Lúdico, Aprendizagem significativa, Ensino significativo

Resumo

As atividades práticas e lúdicas, por vezes limitadas à educação infantil, são importantes para a promoção da criatividade, autonomia e participação ativa do aluno, em diferentes níveis escolares. Desenvolver, de forma lúdica, temas pertinentes à Biologia, a qual, cotidianamente, distancia-se da realidade dos alunos, amplia as possibilidades de uma aprendizagem prazerosa e significativa bem como confere aos alunos o protagonismo nas relações de ensino e de aprendizagem. A presente pesquisa visou propor metodologias diferenciadas que ampliam os processos de ensino e aprendizagem, em relação aos conteúdos do campo da Biologia. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os materiais didáticos utilizados são de baixo custo e de fácil acessibilidade, sendo que estes auxiliaram no desenvolvimento do conhecimento pertinente à saúde humana. As atividades pedagógicas propostas envolveram as múltiplas linguagens e a ludicidade, tais como: jogos lúdicos, teatro e composição de músicas educativas. Os resultados finais foram analisados qualitativamente à luz do levantamento bibliográfico, tendo em vista a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, as relações interpessoais estabelecidas em sala e as possibilidades didático-metodológicas na abordagem do ensino de Biologia. Constata-se que as práticas e metodologias ativas, de natureza lúdica, envolvem os alunos na busca pelo conhecimento, bem como amplificam a relação entre professor, aluno e conhecimento e possibilitam alcançar uma aprendizagem significativa e prazerosa. Nesta perspectiva, para alcançar um ensino e a aprendizagem significativos é relevante associar a afetividade e relações interpessoais existentes entre professores e alunos às metodologias ativas e lúdicas.

Biografia do Autor

VANESSA CAROLINE FIORAVANTE, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita- campus Botucatu. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- campus Avaré.

TAMYRIS PROENÇA BONILHA GUARNICA

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, cursou graduação em Pedagogia na Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

02-03-2019

Como Citar

FIORAVANTE, V. C.; BONILHA GUARNICA, T. P. O LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: O ALUNO COMO PROTAGONISTA. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 31, p. DOI: 10.17648/educare.v13i31.18915, 2019. DOI: 10.17648/educare.v13i31.18915. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18915. Acesso em: 20 abr. 2024.