OS JOVENS NA PÓS-MODERNIDADE: CALEIDOSCÓPIO DE SEUS PROJETOS DE VIDA

Autores

  • Ivany PINto NASCIMENTO Doutora e Pós Doutora em Psicologia da Educação. Docente e Pesquisadora do Instituto de Educação da UFPA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Juventude, Representações Sociais e Educação. Bolsista Produtividade CNPq Avenida Conselheiro Furtado 606 apto 802 Bairro Batista Campos CEP: 66025-160 Belém -Pará
  • Sônia Eli Rodrigues Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18940
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

, Educação. Escola pública. Projeto de Vida. Jovens. Ensino Médio

Resumo

RESUMO: Neste artigo, abordamos dois momentos. No primeiro, abordamos a modernidade e a pós-modernidade com o objetivo de situar a contemporaneidade e o chão onde essas juventudes se constroem. No segundo, enveredamos pela apresentação parcial da pesquisa sobre projetos de vida de jovens de escolas públicas da cidade de Belém. A pesquisa teve como amostra seis escolas distribuídas entre a região central e a periférica da cidade de Belém. Os sujeitos são 725 jovens distribuídos entre sexo feminino e o sexo masculino na faixa de 15 a 24 anos, dos 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os resultados demonstram  que as representações sociais refletem as imagens e os significados sobre o Projeto de Vida que transitam entre Educação, Trabalho e Vida Melhor. Além disso, a escola, sem ressignificar a racionalidade com a qual materializa o processo ensino-aprendizagem passa a representar um obstáculo por suas condições de ensino, pela ausência de projetos socioeducacionais que contribuam com a formação cidadã, a construção e a realização de projetos atuais e futuros de vida desses jovens. Em síntese, o descompasso entre os contextos sócio históricos nos quais as juventudes se constroem e a educação que recebem é preocupante, uma vez que fortalece o campo de vulnerabilidades, onde essas juventudes podem se inserir

Biografia do Autor

Ivany PINto NASCIMENTO, Doutora e Pós Doutora em Psicologia da Educação. Docente e Pesquisadora do Instituto de Educação da UFPA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Juventude, Representações Sociais e Educação. Bolsista Produtividade CNPq Avenida Conselheiro Furtado 606 apto 802 Bairro Batista Campos CEP: 66025-160 Belém -Pará

Doutora e Pós Doutora em Psicologia da Educação. Docente e Pesquisadora do Instituto de Educação da UFPA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Juventude, Representações Sociais e Educação. Bolsista Produtividade CNPq

Sônia Eli Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Psicologa, Docente e Pesquisadora, Doutora em Educação do Instituto de Ciências da Educação

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Publicado

01-10-2018

Como Citar

NASCIMENTO, I. P.; RODRIGUES, S. E. OS JOVENS NA PÓS-MODERNIDADE: CALEIDOSCÓPIO DE SEUS PROJETOS DE VIDA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18940, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18940. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18940. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS