A EDUCAÇÃO COMO CALEIDOSCÓPIO DO HUMANO: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A MÍDIA

Autores

  • Maria Soberana de Paiva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Karlla Christine Araújo Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Jucieude Lucena Evangelista Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Ailton Siqueira de Sousa Fonseca Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18957
Agências de fomento

Palavras-chave:

Condição Humana, Educação, Mídia.

Resumo

Partindo dos princípios da teoria da complexidade humana, buscamos tecer neste trabalho reflexões sobre as características cosmológicas e culturais que constituem o ser humano e a possibilidade de aliá-las ao ensino formal escolar, objetivando um ensino completo para a vida. Acreditamos na necessidade da instituição escolar em utilizar os conteúdos midiáticos como fontes de apoio a esse processo, pois os mesmos falam ao íntimo humano e possuem a empatia e familiaridade necessária para tocar os jovens aprendizes. Utilizamos os pressupostos teóricos desenvolvidos por Edgar Morin; Borys Cyrulnik e Orozco Gomes para compreendermos o desenvolvimento da condição humana no sujeito, e as proximidades e disparidades possíveis entre a mídia e a escola nesse processo. As pesquisas acadêmicas “A televisão na escola” e “Sobre imagens, pensamento e educação: narrativa de uma caminhada ao encontro do sujeito imaginador na escolaembasam nossas reflexões e apontam para a necessidade da integração entre os conteúdos pedagógicos e os conteúdos midiáticos e envolver o aprendizado para o humano. Defendemos que ensinar para o humano compreende incluir todas as variáveis que compõe esse ser, que o singularizam diante das outras espécies de seres vivos e conscienciais. Ensinar para o humano significa refletir sobre seus processos e dilemas interiores aliados às pulsões externas que emanam da sociedade.

Biografia do Autor

Maria Soberana de Paiva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UERN.  

Karlla Christine Araújo Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba e
professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Jucieude Lucena Evangelista, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio
Grande do Norte e professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Ailton Siqueira de Sousa Fonseca, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

01-10-2018

Como Citar

PAIVA, M. S. de; SOUZA, K. C. A.; EVANGELISTA, J. L.; FONSECA, A. S. de S. A EDUCAÇÃO COMO CALEIDOSCÓPIO DO HUMANO: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E A MÍDIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18957, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18957. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18957. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS