A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: UMA BREVE ANÁLISE DO “ESCOLA SEM PARTIDO”

Autores

  • Joceli de Fatima Arruda Sousa Docente do Curso de Pedagogia da UNIOESTE campus Foz do Iguaçu
  • Thais Fernanda dos Santos dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.19048
Agências de fomento

Palavras-chave:

Precarização, Trabalho, Docente.

Resumo

No presente trabalho discutimos a precarização do trabalho de uma forma genérica abordando a precarização do trabalho docente a partir do Projeto de Lei n°867/2015 denominado de Escola sem Partido do qual faz parte políticas de base conservadora e neoliberal que valorizam a meritocracia, as capacidades e competências dos alunos, e por consequência levam a desvalorização e precarização do trabalho docente com propostas pedagógicas que enxugam currículos que se dão através, por exemplo, da Reforma do Ensino Médio e do PL Escola sem Partido. Nesse contexto, o que este último projeto propõe implicaria a mudança da função docente através de ataque aos professores da educação, tirando-lhes a autonomia de ensinar, de educar e de avaliar. Diante disso, o objetivo precípuo deste trabalho, que está estruturado em um estudo de cunho bibliográfico, consiste em apresentarainda que de maneira introdutória uma análise do Escola sem Partido e com ela a precarização do trabalho docente que é a liquidação da escola pública como espaço de formação humana.Sobre a base dos pressupostos do Escola sem Partido é que iremos, neste trabalho, expor os problemas advindos desse Projeto de Lei e seus impactos na educação e no trabalho docente.

Biografia do Autor

Joceli de Fatima Arruda Sousa, Docente do Curso de Pedagogia da UNIOESTE campus Foz do Iguaçu

Professora do Ensino Superior da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus Foz do Iguaçu. Centro de Educação, Letras e Saúde ? CELS. Licenciada em Pedagogia e Especialista em Fundamentos da Educação pela UNIOESTE. Mestre em Gestão e Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Enquanto professora do Ensino Superior tem experiência nas disciplinas de cunho metodológico, Política Educacional Brasileira e Organização do Trabalho Pedagógico. Desenvolve pesquisas atualmente na área de Política e Formação de Professores.

Thais Fernanda dos Santos dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda no curso de Pedagogia -  UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu

Downloads

Publicado

02-03-2019

Como Citar

SOUSA, J. de F. A.; DOS SANTOS DOS SANTOS, T. F. A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: UMA BREVE ANÁLISE DO “ESCOLA SEM PARTIDO”. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 31, p. DOI: 10.17648/educare.v13i31.19048, 2019. DOI: 10.17648/educare.v13i31.19048. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19048. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ LAICIDADADE E EDUCAÇÃO