(DES)EQUILÍBRIOS ENTRE EXPERIÊNCIA E RAZÃO NO PROCESSO AUTÔNOMO DE ORIGEM DO CONHECIMENTO: O CASO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LUTERIA E ACÚSTICA NO DISCURSO DE PROFESSORES

Autores

  • Bogdan Skorupa Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Departamento de Física, Universidade Estadual de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.19162
Agências de fomento
Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Luteria, Acústica.

Resumo

Duas concepções opostas, acerca do ensino-aprendizagem de luteria e acústica, apareciam nos discursos de cinco professores, entrevistados durante estudo de campo realizado em duas instituições de ensino de luteria. Dispostas em extremos opostos, alinhadas ao empirismo e ao racionalismo, permanecia faltante identificar desequilíbrios que as concepções geravam para origem do conhecimento entre acústica e luteria durante a formação de luthiers. Numa atitude conciliatória, questiona-se a possibilidade de equilibrar as duas concepções. A discussão é apoiada epistemologicamente por Hessen (2000) e, acerca da interação entre professor e estudante, por Bachelard (2008) e Brousseau (1996; 2008). Das entrevistas, compreendidas através da redução fenomenológica, identifica-se que a experiência primeira, quando recai em relativismo e subjetivismo, mantendo-se implícita, e o pensamento, quando fechado em unidade e totalidade, bem como suas formas prontas para reprodução, estão aquém da mobilidade requerida para origem do conhecimento autônomo da acústica e luteria. A mobilidade do conhecimento, se intencionada, depende da postura do professor durante a interação didática, não mais como mestre que sabe e fornece as respostas, mas atuando na manutenção de desequilíbrios para a experiência e razão.

Biografia do Autor

Bogdan Skorupa Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bogdan Skorupa Ribeiro dos Santos

Mestre

Vínculo: Curso de Tecnologia em Luteria, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Universidade Federal do Paraná.

bogdanskorupa@gmail.com

Marcos Cesar Danhoni Neves, Departamento de Física, Universidade Estadual de Maringá.

Marcos Cesar Danhoni Neves
Doutor
Vinculo: Departamento de Fusica, Universidade Estadual de Maringá
Email: macedane@yahoo.com

Downloads

Publicado

06-12-2018

Como Citar

SANTOS, B. S. R. dos; NEVES, M. C. D. (DES)EQUILÍBRIOS ENTRE EXPERIÊNCIA E RAZÃO NO PROCESSO AUTÔNOMO DE ORIGEM DO CONHECIMENTO: O CASO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LUTERIA E ACÚSTICA NO DISCURSO DE PROFESSORES. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.19162, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.19162. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19162. Acesso em: 29 mar. 2024.