AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SIQue – SISTEMA DE INDICADOR DE QUALIDADE ESCOLAR

Roberta Pasqualli, Lara Popov Oberderfer, Oto João Petry

Resumo


Atualmente existem vários instrumentos capazes de auxiliar na coleta e na organização de informações. Entretanto, em sua maioria, são sistemas voltados ao controle administrativo e burocrático. São raros os softwares que auxiliam na avaliação da qualidade institucional da escola básica. Neste trabalho, apresenta-se uma modelagem de software para a gestão da escola aprimorar as suas formas de avaliar a qualidade escolar, com a intenção de que seja um instrumento de comunicação e participação, por meio de indicadores de avaliação, para toda comunidade escolar. A elaboração da modelagem pressupôs uma análise de requisitos já fundamentada e a concepção de uma modelagem de software que resultou nos artefatos e na validação da especificação de requisitos. Como intencionalidade a proposição de uma ferramenta que a gestão escolar da educação escolar básica possa lançar mão para auxiliar no desenvolvimento de uma proposta educativa alinhada com a qualidade social emancipadora da escola.

Palavras-chave:Políticas educacionais. Qualidade na Educação. Gestão Escolar.


Palavras-chave


Políticas educacionais. Qualidade na Educação. Gestão Escolar.

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DOI: https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.19406

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