OFENSIVA CONSERVADORA: A BUSCA DA ANULAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE JOVENS NA VIDA PÚBLICA VIA DESCONSTRUÇÃO DA ESCOLA COMO AGENTE SOCIALIZADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.19603
Agências de fomento

Palavras-chave:

juventude, socialização política, conservadorismo

Resumo

Neste artigo discutem-se os aspectos que caracterizam a ofensiva liberal-conservadora sobre a formação política dos jovens, especificamente no espaço escolar, a partir das finalidades do projeto Escola sem Partido (ESP). Para tanto, problematizam-se os fundamentos que orientam o projeto ESP a partir da apresentação de elementos teóricos que permitem a compreensão mais ampla sobre a participação e formação dos jovens,  considerando ser um dos papéis da escola a socialização da juventude. Dialogando com a sociologia da juventude de Karl Manhnhein (1952; 1967; 1969; 1982; 1986; 2013; s/d) prioritariamente, entendemos que o processo de socialização dos jovens é expressão de múltiplas visões de mundo como condições de diferentes espaços de participação e construção. De cunho bibliográfico o trabalho busca evidenciar os limites da articulação entre liberais e conservadores como estratégia de disputa social e educacional, demonstrando que a formação e participação política dos jovens se efetiva em diferentes círculos de socialização, inclusive na escola, a qual tem atuado, no contexto brasileiro, nos limites da institucionalidade democrática e capitalista.

Biografia do Autor

Ricardo Gonçalves Severo, Universidade Federal do Rio Grande

Professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Doutor em Ciências Sociais (PUCRS)

Leonardo Dorneles Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande.

Doutor em Educação. (UFPEL). Docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Downloads

Publicado

18-10-2020

Como Citar

SEVERO, R. G.; GONÇALVES, L. D. OFENSIVA CONSERVADORA: A BUSCA DA ANULAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE JOVENS NA VIDA PÚBLICA VIA DESCONSTRUÇÃO DA ESCOLA COMO AGENTE SOCIALIZADOR. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.19603. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19603. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios