FINITUDE DA VIDA E EDUCAÇÃO: O CINEMA NA CONSTRUÇÃO DE VALORES LAICOS

Autores

  • Edilson Antedomenico UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”
  • Marcia Reami Pechula UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.19609
Agências de fomento

Palavras-chave:

Eutanásia, Educação, Cinema.

Resumo

Neste trabalho apresentamos alguns resultados da pesquisa de Mestrado desenvolvida junto ao Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”, Campus de Rio Claro, entre 2012 e 2014, com o título: “O biodireito na interface entre ciência e ficção: um estudo do imaginário social a partir da análise do filme Mar Adentro”. Para tanto, o presente artigo está estruturado em duas partes: na primeira, é feito um estudo para a compreensão dos aspectos éticos envolvidos com a terminalidade da vida humana, de modo a demonstrar a importância do processo educacional para a tomada de decisões mais livres, justas e conscientes. Na segunda parte, é feita uma leitura do filme Mar Adentro, cujas abordagens dilemáticas em torno da vida, da morte, da eutanásia, do suicídio assistido e do direito de morrer com dignidade permitem verificar se o filme pode contribuir para a ampliação dos conhecimentos necessários à reflexão bioética.

Biografia do Autor

Edilson Antedomenico, UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”

Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da UNESP/Rio Claro.

Marcia Reami Pechula, UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP e Docente do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP/Rio Claro.

Downloads

Publicado

02-03-2019

Como Citar

ANTEDOMENICO, E.; PECHULA, M. R. FINITUDE DA VIDA E EDUCAÇÃO: O CINEMA NA CONSTRUÇÃO DE VALORES LAICOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 31, p. DOI: 10.17648/educare.v13i31.19609, 2019. DOI: 10.17648/educare.v13i31.19609. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19609. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ LAICIDADADE E EDUCAÇÃO