O ENSINO DA CIÊNCIA DO ETHOS EM UM PAÍS RELIGIOSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.19639
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ética. Educação. Estado. Laicidade.

Resumo

Tendo como referência o Projeto de Lei do Senado Federal, PLS Nº 2 de 2012, e a proposição das discilinas de Cidadania Moral e Ética, e, Ética Social e Política na educação básica, como iniciativa para fazer frente ao “esvaziamento ético no Brasil”, o presente artigo problematiza essa afirmação indagando-se sobre as relações de um “esvaziamento ético” com as revelações de um moralismo hipócrita. O artigo procura mostrar que a sugestão/criação de projetos educacionais que pretendem superar a "crise de valores humanos” fundamentados na ética e na moral, mas que ignoram ou desconhecem o conteúdo semântico da ciência do ethos, correm o risco de se tonarem estéreis.

Biografia do Autor

Claudecir Dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Filosfia. Professor no Curso de Ciências Sociais e no PPGE - Mestrado em Educação da UFFS, campus Chapecó.

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Publicado

07-03-2019

Como Citar

SANTOS, C. D. O ENSINO DA CIÊNCIA DO ETHOS EM UM PAÍS RELIGIOSO. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 31, p. DOI: 10.17648/educare.v13i31.19639, 2019. DOI: 10.17648/educare.v13i31.19639. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19639. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ LAICIDADADE E EDUCAÇÃO