O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PELA VOZ DOS EGRESSOS

Autores

  • Patrícia Junges
  • Carmen Célia Barradas Correia Bastos

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.19849
Agências de fomento

Palavras-chave:

Trabalho de Conclusão de Curso, egressos, Pedagogia.

Resumo

Este artigo sucinta o estudo realizado sobre o processo de produção do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC no curso de Pedagogia da Unioeste, campus Cascavel - PR, nos anos de 2011 a 2015/2016. O estudo objetivou compreender, através da análise das respostas dos questionários, de que forma o TCC está sendo avaliado pelos egressos. Buscou-se também, problematizar as percepções dos alunos formados no curso de Pedagogia sobre o desenvolvimento do TCC e identificar, de acordo com as respostas, o que poderia ser mantido e\ou incorporado, na visão de ex-aluno, ao TCC, tanto no que se refere à disciplina, tempo de produção, entre outros. Caracteriza-se por ser um estudo qualitativo, de abordagem fenomenológica, e utilizou-se de questionário como procedimento para a realização da coleta de dados. Os autores Fontana (2006), Oliveira (2012) e Campos (2009) contribuíram para o embasamento da análise dos resultados do estudo. Os resultados obtidos evidenciam o pouco aproveitamento do Pré-Projeto de Pesquisa, a falta de envolvimento do egresso enquanto acadêmico no que diz respeito à leituras e escritas de artigos científicos, aos orientadores e aos projetos de iniciação científica.

Biografia do Autor

Patrícia Junges

Patrícia Junges é pedagoga e discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Estado – UNIOESTE. E-mail: patriciajunges28@hotmail.com

Carmen Célia Barradas Correia Bastos

Carmen Célia Barradas Correia Bastos é Doutora em Educação e Docente Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. E-mail: carmencbcb@yahoo.com.br.

 

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Publicado

02-03-2019

Como Citar

JUNGES, P.; BASTOS, C. C. B. C. O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PELA VOZ DOS EGRESSOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 31, p. DOI: 10.17648/educare.v13i31.19849, 2019. DOI: 10.17648/educare.v13i31.19849. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19849. Acesso em: 16 abr. 2024.