O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Elisabeth Rossetto UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jeani Escher Schmidt UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Naiara Aparecida Nascimento UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.19927
Agências de fomento

Palavras-chave:

formação de conceitos, psicologia histórico-cultural, psiquismo humano.

Resumo

Este artigo foi fundamentado nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural a respeito da formação do psiquismo humano na busca de compreender como ocorre o processo da Formação de Conceitos desde a infância até a adolescência. Para tanto, realizou-se uma pesquisa teórico/bibliográfica de natureza qualitativa, na qual foram efetuadas uma série de estudos individuais e em grupo para refletir e discutir elementos importantes desse processo, todos pautados em Vigotski (2001, 2009) e em autores que coadunam-se ao seu pensamento. A partir desse estudo, foi possível identificar as etapas do processo de Formação de Conceitos e compreender o uso de signos e de instrumentos como elementos de destaque nesse percurso, bem como a fala como ferramenta de interação social no desenvolvimento do pensamento da criança em idade escolar. Nesse sentido, compreender o processo de Formação de Conceitos contribui para aprimorar a prática pedagógica do professor, que se constitui como mediador do conhecimento no espaço escolar, o qual representa a principal fonte de desenvolvimento dos conceitos científicos, pois provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente.

Biografia do Autor

Elisabeth Rossetto, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação pela UFRGS, docente do Programa de Pós-graduação Strictu Senso - Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.

Jeani Escher Schmidt, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Educação pela Unioeste; Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

Naiara Aparecida Nascimento, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Educação pela UNIOESTE; Professora da Rede Pública Municipal de Cascavel.

Downloads

Publicado

05-01-2019

Como Citar

ROSSETTO, E.; ESCHER SCHMIDT, J.; NASCIMENTO, N. A. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.19927, 2019. DOI: 10.17648/educare.v13i30.19927. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19927. Acesso em: 28 mar. 2024.