COMPANHIA DE JESUS E O PADROADO RÉGIO: RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE COLONIZAÇÃO, CIVILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO

Autores

  • Vanessa Freitag de Araújo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.20000
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação, História da Educação, Império Português, Companhia de Jesus.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa sobre as relações entre educação e civilização, ocorridas no período colonial durante a expansão ultramarina portuguesa. A análise da atuação da Companhia de Jesus fornecem subsídios para a compreensão das relações humanas dentro do contexto colonial lusitano, em territórios cujas culturas eram estabelecidas. Este estudo foi realizado a partir da historiografia contemporânea da educação. O conceito de educação utilizado no trabalho está interligado à ideia de civilidade enquanto aperfeiçoamento do comportamento social, na qual o ato de educar compreende retirar do homem aquilo que lhe é instintivo e primitivo e a introjeção das normas sociais estabelecidas, consoante ao contexto histórico proposto. Em razão da influência da Ordem para educação na modernidade, a pesquisa buscou preencher uma lacuna nos estudos sobre a colaboração da Companhia de Jesus para expansão da cultura ocidental por uma perspectiva educacional.

 

Biografia do Autor

Vanessa Freitag de Araújo, Universidade Estadual de Maringá

Vanessa Freitag de Araújo é Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. E-mail: vanessa1104@gmail.com

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Publicado

18-10-2020

Como Citar

ARAÚJO, V. F. de. COMPANHIA DE JESUS E O PADROADO RÉGIO: RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE COLONIZAÇÃO, CIVILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.20000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/20000. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios