O ENSINO DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Caroline Janaína Mendes Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Sabrina Cunha Kesikowski Mestranda em Direito Socioambiental e Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e Assessora de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Curitiba – PR.
  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR https://orcid.org/0000-0003-3759-0377

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.20024
Agências de fomento
PUCPR

Palavras-chave:

Educação básica. Direitos Humanos. Cidadania.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o ensino dos direitos humanos na educação básica como ferramenta essencial à construção da cidadania, à formação de sujeito de direitos e, assim, à transformação social, considerando as desigualdades estruturais, exclusão e conflitos, que caracterizam as sociedades contemporâneas. Nessa perspectiva, utilizando os métodos dedutivo e histórico, e as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, examinou-se, em um primeiro momento, a educação em direitos humanos como uma política pública brasileira, à luz das regulamentações existentes no país, com especial enfoque à atuação na educação básica. Em seguida, abordou-se a importância da educação em direitos humanos para o conhecimento e exercício dos demais direitos fundamentais e humanos. Por fim, concluiu-se pela imprescindibilidade de se promover e intensificar a educação em direitos humanos, em especial nas escolas, pois a efetivação dos direitos fundamentais e direitos humanos depende essencialmente da assimilação de seu conteúdo pelos cidadãos e a prática de atos por eles orientada.

Biografia do Autor

Caroline Janaína Mendes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestranda em Direito Socioambiental e Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e advogada militante em Curitiba

Sabrina Cunha Kesikowski, Mestranda em Direito Socioambiental e Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e Assessora de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Curitiba – PR.

Mestranda em Direito Socioambiental e Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e Assessora de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Curitiba – PR.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Mestre e doutora em Educação. Avaliadora institucional e de curso do MEC/INEP.

Editora da Revista Diálogo Educacional, da PUCPR.

 

 

 

 

 

 

 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

04-12-2019

Como Citar

MENDES, C. J.; KESIKOWSKI, S. C.; VIEIRA, A. M. D. P. O ENSINO DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 32, p. DOI: 10.17648/educare.v14i32.20024, 2019. DOI: 10.17648/educare.v14i32.20024. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/20024. Acesso em: 18 abr. 2024.