O OLHAR FILOSÓFICO-EPISTEMOLÓGICO SOBRE UM LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA

Autores

  • Maira Vanessa Bär Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste
  • Dulce Maria Strieder Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.20481
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

Palavras-chave:

Empirismo. Ensino de Biologia. Livro didático.

Resumo

Uma das correntes filosófico-epistemológicas marcantes e ainda presente em nosso meio diz respeito à fonte de conhecimento a partir da observação e experiência, mais conhecida como teoria empirista. Alinhada a essa corrente, há uma tendência, no Ensino de Ciências, à utilização de experiências para a elaboração de teoria, a partir da qual admite-se que é possível construir conhecimento. No entanto, essa visão recebe críticas. Neste sentido, o livro didático de Biologia dos autores Amabis e Martho (2016) foi analisado para sondar o nível de influência da base teórico-epistemológica empirista no ensino de biologia. A partir da seleção e leitura de alguns fragmentos do livro, traçamos um panorama e identificamos traços da teoria empirista. Os desdobramentos, como uma visão na construção imediata dos conceitos, são discutidos ao longo do texto.

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Publicado

22-12-2018

Como Citar

BÄR, M. V.; STRIEDER, D. M. O OLHAR FILOSÓFICO-EPISTEMOLÓGICO SOBRE UM LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.20481, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i30.20481. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/20481. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS