A FORMAÇÃO DO INTERESSE PELA ATIVIDADE DE ESTUDO: ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Adriana Cristina Franco Ferreira UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Armando Marino Filho UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – MS https://orcid.org/0000-0002-5212-3972

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.20795
Agências de fomento
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Atividade de estudo, Motivação, Interesse

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo compreender a gênese da motivação, do interesse pela atividade de estudo e analisar se os professores promovem o seu desenvolvimento para a nos estudantes do ensino fundamental. Tem como hipótese de trabalho o fato de que se a organização do estudo não tiver uma estrutura coerente com a formação das funções psicológicas superiores necessárias à realização das tarefas de estudo, não promoverá nos estudantes a motivação e interesse para a atividade de estudo. Para tanto, fundamentou-se no método de revisão teórico bibliográfica da psicologia, dos processos educativos e observação em sala de aula. Os fatos coletados nas observações foram cotejados por meio dos conceitos da psicologia com as informações da pesquisa bibliográfica sobre educação. Os procedimentos se basearam na comparação, análise, abstração e síntese dos conhecimentos já produzidos e as observações. Os resultados demonstram que a unidade, a coerência e organização das atividades na produção de motivos, sentidos pessoais e interesses é fundamental para o engajamento do estudante na atividade que realiza. No entanto, notou-se a falta de organização e realização completa da atividade de estudo pelo professor. Com isso constatou-se que a atividade de ensino não leva ao surgimento do interesse e motivação nos estudantes. É, portanto, importante considerar a reorganização e integração das atividades escolares para o desenvolvimento do interesse para estudar, pois, como acontece haverá a desmotivação e desinteresse pela atividade de estudo ao longo dos anos. As análises demonstram que a complexidade do desenvolvimento psicológico na atividade de ensino escolar é um condicionante das possibilidades de envolvimento dos estudantes na realização das tarefas de estudo. Os resultados apontam para a necessidade de formação dos professores para a compreensão da dinâmica das relações interpsicológicas coerentes com a atividade de ensino para planejar, organizar e efetivar a atividade de estudo de forma completa.

 

Biografia do Autor

Adriana Cristina Franco Ferreira, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do curso de pedagogia (6º semestre/ 3º ano) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS-CPTL); Bolsista PIBID março de 2015 a dezembro de 2016(Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência); Bolsista PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) desde setembro de 2017. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade de 2015 a 2016; Desde 2015 é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Implicações da Teoria Histórico Cultural para o Ensino e Aprendizagem, e demais atividades que envolvam esse assunto. Monitora do LABEPED (Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Pedagogia) no Campus I (CPTL-UFMS).

 

Armando Marino Filho, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – MS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2003) e pela mesma universidade Licenciatura e Bacharelado em Psicologia (2003). Pós-Graduação - Especialização em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo - USP/SP (2006). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Marília SP (2008) , e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho - Marília SP (2011). Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Pedagogia e Licenciaturas). Faz parte do Grupo de Pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural", UNESP Marília e líder do Grupo de Pesquisa "A Teoria Histórico-Cultural para o ensino e aprendizagem" da UFMS Três Lagoas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Desenvolvimento, Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia Escolar, Psicologia Educacional, Psicologia Social, Formação de Professores. Tem experiência na docência no nível superior; em Psicologia Institucional - trabalho realizado com crianças em situação de risco social - e Psicoterapia com base na Teoria Histórico-Cultural.

Downloads

Publicado

02-03-2019

Como Citar

FRANCO FERREIRA, A. C.; MARINO FILHO, A. A FORMAÇÃO DO INTERESSE PELA ATIVIDADE DE ESTUDO: ENSINO FUNDAMENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 31, p. DOI: 10.17648/educare.v13i31.20795, 2019. DOI: 10.17648/educare.v13i31.20795. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/20795. Acesso em: 28 mar. 2024.