MODELO BRASILEIRO BASEADO NO MODELO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.22348
Agências de fomento

Palavras-chave:

Pós-graduação, Políticas Públicas, Educação, Ditadura militar.

Resumo

Este artigo é produto do Decreto n.º 977/65 e do contexto histórico em que este documento foi elaborado. Os impactos que o referido decreto e as regulamentações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) competem à sistemática, regulação e avaliação de operacionalização das pós-graduações no Brasil e, consequentemente, das pesquisas. O objeto de estudo se manteve no recorte documental da pós-graduação stricto sensu nacional, observada como reprodução do modelo norte-americano, onde buscou-se evidenciar as aproximações e contradições entre eles. O método de investigação utilizado foi o materialismo histórico dialético na modalidade de pesquisa documental. A referida pesquisa encontra justificativa na necessidade de constituir um aporte teórico que subsidiará o percurso de escrita de tese do doutorado. Como referencial teórico este estudo buscou suporte nos seguintes autores: Freitag (1986), Chauí (2013), Verdike (2008), Santos (2003), Cury (2009) e Guaciarema (1972).  Logo, os resultados revelaram que, tanto o Decreto n. º 19.850/31 quanto o Parecer CFE 977/65, representam os tentáculos do autoritarismo que visam ofertar títulos e atender o ideal neoliberal do capitalismo. Assim, constatou-se que o sistema de pós-graduação brasileiro tem sido orientado segundo os pressupostos da pós-graduação norte-americana que atende, prioritariamente, as demandas do mercado.

Downloads

Publicado

20-07-2021

Como Citar

LIMA NETTO, A. M. de .; CARNEIRO, M. E. F. . MODELO BRASILEIRO BASEADO NO MODELO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 149–163, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.22348. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22348. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL