UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DA PERCEPÇÃO DE UM POLIEDRO VISUALIZADO EM CALEIDOSCÓPIO

Autores

  • Marli Regina dos Santos Universidade Federal de Ouro Preto
  • Rosemeire de Fatima Batistela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i33.22462
Agências de fomento

Palavras-chave:

Fenomenologia, Poliedros de Arquimedes, Percepção.

Resumo

Neste artigo destacamos a experiência vivenciada na visualização de poliedros em caleidoscópios, atentando para os atos perceptivos que podem desencadear novos atos, análises e investigações na direção da construção do conhecimento, indicando possibilidades no âmbito da geometria e do seu ensino-aprendizagem. Atentamos, em uma perspectiva fenomenológica, para os atos que se efetivam e suas possibilidades de desdobramentos, articulando nossa discussão às ideias merleau-pontyanas quanto ao primado da percepção, que sustenta o encontro do ser no mundo, e às ideias husserlianas quanto à constituição do objeto para o sujeito. Explicitamos termos próprios à fenomenologia, tais como percepção, intencionalidade, corpo-próprio, consciência, mundo-vida, trazendo situações que nos conduzam aos sentidos e significados no âmbito dessa perspectiva, permitindo o desvelar do encadeamento das ideias destacadas e das análises efetuadas. Adentramos por aspectos da geometria, apresentando conceitos e ideias envolvidos na visualização de poliedros em caleidoscópios, focando nossa atenção nas diferentes experiências de percepção e compreensão do poliedro, destacando as vivências intencionais, a constituição da totalidade do percebido e a comunicação entre sujeitos.

Biografia do Autor

Marli Regina dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

 Departamento de Educação Matemática -  (DEEMA - UFOP)

Rosemeire de Fatima Batistela, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Departamento de Ciências Exatas - (DEXA - UEFS)

Área de Educação Matemática

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Publicado

06-01-2020

Como Citar

SANTOS, M. R. dos; BATISTELA, R. de F. UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DA PERCEPÇÃO DE UM POLIEDRO VISUALIZADO EM CALEIDOSCÓPIO. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 33, p. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22462, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22462. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22462. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Filosofia da Educação Matemática