O QUE DIZ O TEOREMA DA INCOMPLETUDE DE GÖDEL PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Autores

  • Rosemeire de Fatima Batistela Universidade Estadual de Feira de Santana - (UEFS)
  • Maria Aparecida Viggiani Bicudo Universidade Estadual Paulista - campus de Rio Claro/SP

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i33.22511
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Matemática, Filosofia da Matemática, Teorema da Incompletude, Formação de professores.

Resumo

Neste artigo são expostos os achados de uma investigação sobre o sentido que o teorema da incompletude de Gödel fez para licenciandos em Matemática e o que, para eles, se mostrou relevante a respeito do teorema da incompletude de Gödel e o ensino de matemática. Os dados foram construídos junto aos estudantes matriculados numa disciplina do oitavo semestre que vivenciaram as atividades e aulas elaboradas por nós e planejadas para 8 horas e 12 horas, respectivamente, nos semestres de 2017.2 e 2018.2, de uma universidade estadual da Bahia. A ideia incompletude de Gödel é entendida pelos estudantes: como uma limitação da Matemática no modo de produzir conhecimento; como a Matemática estando em movimento de completar-se, o que a afasta da visão de uma ciência exata e soberana; como importante para compreender a constituição dos objetos matemáticos, a sua estrutura; como importante para entender o modo de produção de conhecimento matemático; como trazendo ao debate questões filosóficas da Matemática e da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Rosemeire de Fatima Batistela, Universidade Estadual de Feira de Santana - (UEFS)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana, Doutora em Educação Matemática.

Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Universidade Estadual Paulista - campus de Rio Claro/SP

Professora Livre docente da Universidade Estadual Paulista - Rio Claro/SP, Departamento de Matemática.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Como Citar

BATISTELA, R. de F.; BICUDO, M. A. V. O QUE DIZ O TEOREMA DA INCOMPLETUDE DE GÖDEL PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 33, p. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22511, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22511. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22511. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Filosofia da Educação Matemática