MATEMÁTICA PARA O ENSINO FORJADA NA LESSON STUDY

Autores

  • Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.22537
Agências de fomento

Palavras-chave:

Matemática para o ensino, Lesson Study, Formação de professores

Resumo

Lesson Study e Matemática para o Ensino são temas que a Educação Matemática, no Brasil, tem pesquisado de forma tímida. Neste artigo tenho por objetivo apresentar uma matemática para o ensino forjada na metodologia Lesson Study (LS). O context da pesquisa é um grupo colaborativo pautado no princípio de aproximar a Escola e a Universidade. A Lesson Study foi desenvolvida a partir do teorema de Tales. O método empregado foi qualitativo, com inspirações filosóficas no interpretativismo. Os instrumentos utilizados foram as notas analíticas da pesquisadora e os registro dos encontros. A matemática para o ensino forjada na LS, se constitui em compreensões compartilhadas coletivamente. As compreensões são aprofundadas, pois transcendem o “como” ensinar um determinado assunto, pois este é estudado, debatido, ensinado aos alunos, observado e criticado pelos demais integrantes do grupo. O desenvolvimento da LS legitima a matemática para o ensino acontecendo à medida que o grupo assume uma disposição aberta frente a matemática em contextos educacionais, compreendendo os processos que acontecem em sala de aula, descompactando o próprio conteúdo e a forma de ensina-lo. Interpretamos a LS como um modelo capaz de aperfeiçoar, seja na formação inicial seja na continuada, práticas de professores porque essas dizem respeito ao fazer específico do professor, ou seja, forja a matemática para o ensino.

Biografia do Autor

Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Roberta D’ Angela Menduni-Bortoloti é Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia e professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. E-mail: robertamenduni@uesb.edu.br

Downloads

Publicado

04-12-2019

Como Citar

MENDUNI-BORTOLOTI, R. D. MATEMÁTICA PARA O ENSINO FORJADA NA LESSON STUDY. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 32, p. DOI: 10.17648/educare.v14i32.22537, 2019. DOI: 10.17648/educare.v14i32.22537. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22537. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Lesson Study em Matemática