A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MÉDICO NO BRASIL

Autores

  • Maria Cecília Marins de Oliveira
  • Aline Maria Ristow
  • Ana Maria Cordeiro Vogt

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.2277

Palavras-chave:

Formação, Profissional médico, Cursos universitários, Trabalho médico.

Resumo

O objeto de estudo está centrado no desenvolvimento da formação do profissional médico, relacionado às correntes de pensamento dominantes e às pretensões que nortearam os contextos políticos, econômicos e sociais que, inclusive, possibilitaram o surgimento de cursos universitários, como a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, em 1912. As transformações científicas e tecnológicas influenciaram a formação e o trabalho médico, considerando a relação médico-paciente. A revisão de literatura permitiu o conhecimento e as reflexões sobre a evolução técnico-científica desta formação e as mudanças nas linhas de pensamento com vistas à formação médica e suas repercussões na sociedade. Novas concepções nortearam os cursos para o atendimento a uma população frente a um sistema de saúde público pouco satisfatório que exige, contraditoriamente, qualificações que, na prática, não correspondem às inadequadas condições de trabalho.

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Publicado

18-03-2010

Como Citar

OLIVEIRA, M. C. M. de; RISTOW, A. M.; VOGT, A. M. C. A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MÉDICO NO BRASIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 167–179, 2010. DOI: 10.17648/educare.v4i8.2277. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2277. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Trabalho e Educação Profissional