ENTREVISTA COM O PROFESSOR DR. JOÃO PEDRO DA PONTE

Autores

  • Dario Fiorentini (UNICAMP/FE)
  • Maria Raquel Miotto Morelatti (UNESP/FCT)
  • Renata Camacho Bezerra (UNIOESTE/Foz do Iguaçu)

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.23226
Agências de fomento

Resumo

O professor João Pedro da Ponte é licenciado em Matemática pela Universidade de Lisboa, Doutor em Educação Matemática pela Universidade da Georgia (EUA). Foi Diretor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, da sua criação em 2010 até 2018. É autor de diversos livros, coordenou e coordena diversos projetos de investigação com financiamento externo de Didática da Matemática, Formação de Professores e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A sua investigação atual incide sobre a prática profissional, conhecimento e desenvolvimento profissional do professor de Matemática, com especial atenção ao ensino-aprendizagem dos números, álgebra e raciocínio matemático. Atualmente dedica sua atenção a metodologia de estudos de aula, estudando as suas potencialidades e as condições de realização em Portugal. É um investigador internacionalmente reconhecido, tendo sido professor visitante em várias Universidades no Brasil (Universidades Federal de Belo Horizonte, Belo Horizonte, Federal do Paraná, Curitiba, UNICAMP, Campinas e UNESP, Rio Claro), na Espanha (Universidade de Barcelona, Granada, Huelva e Salamanca) e nos Estados Unidos da América (Universidades da Georgia e de San Diego) além disso, é editor associado da revista Journal of Mathematics Teacher Education.

Downloads

Publicado

04-12-2019

Como Citar

FIORENTINI, D.; MIOTTO MORELATTI, M. R.; BEZERRA, R. C. ENTREVISTA COM O PROFESSOR DR. JOÃO PEDRO DA PONTE. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 32, p. DOI: 10.17648/educare.v14i32.21792, 2019. DOI: 10.17648/educare.v14i32.23226. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23226. Acesso em: 19 abr. 2024.