APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: Filosofia da Educação Matemática

Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Rosa Monteiro Paulo, Tania Baier

Resumo

Este Dossiê, intitulado Filosofia da Educação Matemática, traz contribuições de pesquisadores nacionais de diferentes estados do país, como Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo e internacionais (França), além de uma entrevista com Ole Skovsmose, professor emérito da Universidade Aalborg, Dinamarca e professor colaborador do Programa de Pos-Graduação em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro. A intenção, neste dossiê, é expor pesquisas no âmbito da Filosofia da Educação Matemática.

A filosofia da Educação Matemática, como área de investigação, visa argumentar, correlacionar ideias, pesquisar, atuar na realidade da experiência vivenciada como um convite ao debate. De acordo com Bicudo e Garnica (2003), a Filosofia da Educação Matemática se constitui como uma região de inquérito da Educação Matemática que preza por um pensar reflexivo, crítico e sistemático, com o qual se lança para questões postas pela Filosofia da Educação e pela Matemática, constituindo-se originariamente como um pensar próprio que avança em direção a compreensões mais abrangentes e que se põem a demandar mais compreensões. A tarefa da Filosofia da Educação Matemática é dizer do sentido da Educação Matemática, expor compreensões que vão se constituindo no solo da experiência vivenciada com e na Educaçao Matemática.

Texto completo:

PDF