OS MODUS OPERANDI DE PROFESSORES E ESTUDANTES EM EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA

Autores

  • Bruno Gomes de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.23932
Agências de fomento

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Didática, Práticas pedagógicas

Resumo

A demanda cada vez mais urgente por mudanças na educação é uma circunstância que se fundamenta em várias questões. Principalmente, a necessidade de se criar circunstâncias para que os estudantes sejam mais protagonistas de sua aprendizagem. Algo que infere em uma experiência de sala de aula que potencialize o pensamento crítico e científico, a capacidade de resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a boa comunicação. Condição diretamente relacionada a mudanças nos modos de ser e agir tanto de educandos, quanto de educadores. Desta forma, o presente texto reflete sobre quais seriam as mudanças de ordem comportamental e atitudinal de ambos, de modo a se criar um ambiente propício para a consolidação de uma educação baseada nos preceitos de uma “aprendizagem ativa”. Ainda, sugerindo duas ferramentais conceituais de maneira a auxiliar a visualização desses novos modus operandi de professores e estudantes: a “Bússola do professor ativo” e a “Bússola do estudante ativo”.

Biografia do Autor

Bruno Gomes de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, sou mestre e doutor em "Arte e cultura contemporânea" pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduando de Pedagogia e pós-graduando em Psicopedagogia. É professor e pesquisador da área de Educação.

Downloads

Publicado

18-10-2020

Como Citar

ALMEIDA, B. G. de. OS MODUS OPERANDI DE PROFESSORES E ESTUDANTES EM EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.23932. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23932. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios