O EMPRESARIADO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA AGENDA DE AÇÕES DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.23967
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Palavras-chave:

Políticas para Educação Infantil. Empresariado Social. Qualidade. FMCSV

Resumo

O presente artigo objetiva apreender a construção de uma agenda acerca da qualidade para a Educação Infantil representado pelo empresariado social. Nesse movimento, o ideário daNova Gestão Pública se destaca e o diálogo com o Terceiro Setor se aprofunda, evidenciando a predominância de parcerias público-privadas como forma de privatização no contexto da educação infantil brasileira. Entre os sujeitos que tem protagonizado o debate na Educação Infantil no empresariado social, selecionamos para análise a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), Fundação esta que se encontra inserida em convênios com municípios, orientações sobre negócios de impacto na área da Infância, organização de estudos sobre boas práticas, organização curricular, orientações intersetoriais, elaboração de políticas, orientando o debate de qualidade pautado em eficiência e eficácia ajustado à produção de capital humano. Constatamos assim que a FMCSV atua no âmbito da privatização exógena e endógena, disseminado receituários de educação, concebidos a partir dos princípios da eficiência e da eficácia, como oportunidades de lucro imediato por meio do investimento na mão de obra futura – pela característica do negócio de impacto na infância, alinhado a uma agenda global, em que o fazer político se articula ao fazer econômico sob nova roupagem, por meio do empresariado social, em uma agenda de descentralização, influência ideológica e privatização dos serviços públicos da educação infantil brasileira.

Biografia do Autor

Camila Maria Bortot, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de Políticas Educacionais. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), na linha de Políticas e Gestão da Educação. Pedagoga pela UEM. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Elisângela Alves da Silva Scaff, Universidade Federal do Paraná

Professora associada do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná (DEPLAE/UFPR) e e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.  Possui Doutorado em Educação (2007) e Pós-Doutorado (2013) pela Universidade de São Paulo - USP. Cursou Pedagogia (1994) e Mestrado em Educação (1999) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

15-02-2021

Como Citar

BORTOT, C. M.; SCAFF, E. A. da S. O EMPRESARIADO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA AGENDA DE AÇÕES DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 37, 2021. DOI: 10.17648/educare.v15i37.23967. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23967. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: OS DIREITOS SOCIAIS FRENTE AOS DIFERENTES PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL