AS AVALIAÇÕES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Rafaela Reis Azevedo de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carolina Ferreira Soares Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i35.24138
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino Médio, Avaliação de Aprendizagem, Sociologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre as avaliações de aprendizagem realizadas no Ensino Médio na disciplina de Sociologia em Escolas da Rede Estadual de Minas Gerais, localizadas no município de Juiz de Fora. É fruto de uma pesquisa realizada com discentes e docentes do Ensino Médio no âmbito das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Sociologia e das atividades de Estágio Supervisionado realizadas no curso de formação inicial de professores de Sociologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. A pesquisa realizada foi feita a partir de um questionário produzido pelos licenciandos, em disciplina de orientação do Estágio Supervisionado, a partir de reflexões sobre as avaliações de aprendizagem e pela própria experiência que puderem ter em organizar, aplicar e corrigir atividades avaliativas nas turmas em que acompanhavam.  Tomamos como referencial teórico as reflexões de Luckesi (2011) a respeito da importância de realizar uma avaliação que não puna o estudante, mas que seja formativa e amorosa. Concluímos que, para os discentes do Ensino Médio, tanto as avaliações quanto o processo de verificação de aprendizagem proposto pelos professores possuem uma falta de clareza, podendo muitas vezes gerar ansiedade e/ou desinteresse em realizá-las. Identificamos, ainda, que os estudantes têm preferências muito distintas a respeito do processo avaliativo, o que nos reforça a afirmar sobre a necessidade de que os professores conheçam seus estudantes e proponham atividades avaliativas alinhadas com a teoria pedagógica que guia sua prática docente 

Biografia do Autor

Rafaela Reis Azevedo de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Rafaeala Reis Azevedo de Oliveira é doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e professora do departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF

e-mail: rafareis2001@yahoo.com.br

   

Carolina Ferreira Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora

Carolina Ferreira Soares é licenciada em Ciências e Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora

e-mail: carolinasaoressanders@gmail.com

 

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Publicado

01-06-2020

Como Citar

OLIVEIRA, R. R. A. de; SOARES, C. F. AS AVALIAÇÕES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS REFLEXÕES. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 35, p. DOI: 10.17648/educare.v15i35.24138, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i35.24138. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24138. Acesso em: 18 abr. 2024.