O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HUMANA: A MEDIAÇÃO DOS SIGNOS E O USO DE INSTRUMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.24699
Agências de fomento

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural, Desenvolvimento da Consciência, Psiquismo Humano.

Resumo

Este artigo consiste em, a partir da Psicologia Histórico-Cultural, compreender como se dá o desenvolvimento da consciência e do psiquismo humano. A metodologia adotada partiu de um estudo de cunho teórico/bibliográfico pautado em Lev Semionovitch Vigotski (1991, 1995, 2012), e Alexis Leontiev (2004), além de outros pesquisadores vigotskianos. Os resultados deste estudo mostraram que a transformação do homem, em gênero humano, depende da formação da consciência articulada às bases da vida real e das condições materiais do sujeito. O homem inicia seu processo de vida, que o distingue dos animais ao iniciar a produção dos seus meios de existência, transformando a natureza em instrumentos da vida material, ou seja, se objetivando nela. Desse modo, a consciência é traduzida na linguagem da vida real, pois emerge do mundo que interpreta a realidade. A mediação dos signos e o uso dos instrumentos por intermédio, por exemplo, da fala e do trabalho, são responsáveis pela formação da consciência no desenvolvimento do psiquismo humano, o qual se desenvolve por meio dos processos históricos e culturais. As Funções Psicológicas Elementares/FPE e as Funções Psicológicas Superiores/FPS se articulam e se complementam, na busca do desenvolvimento da consciência, sendo que, as funções elementares se originam nos processos biológicos, enquanto que as superiores recorrem à internalização dos signos (palavras) produzidos pela cultura e pela mediação do outro.


Biografia do Autor

Solange de Castro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Solange de Castro, mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Cascavel.PR. Pós graduada em Educação Especial e Gestão Escolar; graduada em Pedagogia e professora da Rede pública estadual do Paraná.

Elisabeth Rossetto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Elisabeth Rossetto Doutorado em Educação (UFRGS/RS). Professora associada do Centro de Educação Comunicação e Artes/CECA e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIOESTE - Campus de Cascavel.PR . E-mail: erossetto2013@gmail.com

Sonia Ribeiro de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Cascavel/PR e graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. E-mail: soniadl@hotmail.com.

Downloads

Publicado

18-10-2020

Como Citar

CASTRO, S. de; ROSSETTO, E.; LIMA, S. R. de. O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HUMANA: A MEDIAÇÃO DOS SIGNOS E O USO DE INSTRUMENTOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.24699. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24699. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios