Contribuições da Neuropsicopedagogia no Contexto Educacional: um novo olhar para a instituição escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.25115
Agências de fomento

Resumo

A neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, fundamentada à luz das Neurociências e atrelada à Pedagogia e Psicologia Cognitiva, primando pela integração pessoal, social e educacional humana. A escola é um ambiente privilegiado de troca, conformação de identidades e de aprendizagem. Daí, surge o papel do neuropsicopedagogo institucional nesses espaços educacionais, atuando tanto com grupo de alunos quanto com os professores. Objetiva-se com tal pesquisa compreender a importância da presença do neuropsicopedagogo no âmbito educacional. Metodologicamente, foi adotada a pesquisa exploratória, através de levantamento bibliográfico e documental. Conclui-se com o estudo, que o neuropsicopedagogo tem vital importância no auxílio e compreensão de problemas relacionados à aprendizagem ou a questões socioemocionais, seja com alunos de forma coletiva ou norteando a atuação de professores na resolução de dificuldades. Sugere-se ainda, que mais pesquisas sobre a temática sejam realizadas, a fim de assinalar a relevância da profissão na esfera educacional, conciliando teoria e prática.

Biografia do Autor

Guilherme Faquim Simão

Mestre em Psicologia e Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Professor autor/roteirista Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá).

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas e professor do Programa de Pós-Graduação (PROFQUI) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM_.

Downloads

Publicado

18-10-2020

Como Citar

SIMÃO, G. F.; CORRÊA, T. H. B.; FERRANDINI, L. M. Contribuições da Neuropsicopedagogia no Contexto Educacional: um novo olhar para a instituição escolar. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.25115. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25115. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios