ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE GEOPOLÍTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA

Autores

  • Marcos Alberto Pedroni
  • Maria das Graças de Lima

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.2575

Palavras-chave:

Construção do Conhecimento, Geografia, Geografia Política, Geopolítica.

Resumo

O objeto de estudo deste trabalho foram os conteúdos de Geopolítica de dez obras
didáticas de Geografia utilizadas na Educação Básica. O objetivo foi analisar os conteúdos de
cinco coleções indicadas para o Ensino Fundamental e cinco livros utilizados no Ensino
Médio. Metodologicamente, estabelecemos duas categorias para o exame, que apontam a
presença dos conceitos da Geografia Política e da Geopolítica nessas obras. Os resultados da
pesquisa demonstram uma forte concentração de terminologias e conceitos relacionados à
Geopolítica quando comparados à frequência dos termos ligados à Geografia Política. Assim,
podemos afirmar que a abordagem da Geografia Política é pouco utilizada nas escolas e isso
pode estar contribuindo para aumentar a dificuldade na construção do conhecimento em
Geografia dos alunos que cursam o ensino básico.

Downloads

Publicado

18-03-2010

Como Citar

PEDRONI, M. A.; LIMA, M. das G. de. ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE GEOPOLÍTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 261–275, 2010. DOI: 10.17648/educare.v4i8.2575. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2575. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos Metodológicos