A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO NO PARANÁ

Autores

  • Meiri Cristina Falcioni Malvezzi
  • Cézar de Alencar Arnaut de Toledo

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.2580

Palavras-chave:

Educação Brasileira. Ensino Religioso. Formação de Professor. História da Educação.

Resumo

O presente artigo analisa dados referentes à formação do professor de Ensino Religioso, no Estado do Paraná, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96. Com a alteração do artigo 33, feita pela Lei n. 9.475/97, o Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras abandonou o caráter proselitista e assumiu uma nova configuração, fundamentada no conhecimento do fenômeno religioso. De acordo com essa Lei, e o Parecer n. 97/99 do Conselho Nacional de Educação, cabem aos sistemas de ensino os procedimentos para habilitação e admissão de professores de Ensino Religioso. Em decorrência da nova legislação, a formação do professor para esse ensino tornou-se fundamental para a consolidação desse novo modelo educacional. Com o objetivo de analisar o processo de implantação do Ensino Religioso e a formação do professor para essa disciplina, no Estado do Paraná, fez-se um levantamento documental e bibliográfico sobre o tema. A análise desses dados resultou na constatação da falta de políticas públicas que possibilitem a profissionalização para esta área de conhecimento. Palavras-chave: Educação Brasileira. Ensino Religioso. Formação de Professor. História da Educação.

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Publicado

01-07-2010

Como Citar

FALCIONI MALVEZZI, M. C.; ARNAUT DE TOLEDO, C. de A. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO NO PARANÁ. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. DOI: 10.17648/educare.v5i9.2580. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2580. Acesso em: 19 abr. 2024.