POR UMA MUDANÇA NA AVALIAÇÃO DE EXCLUSÃO

Autores

  • Bernardo Alfredo M. Sakamoto
  • Rosa de Lourdes A. Verástegui

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v3i6.2641

Palavras-chave:

Avaliação, Exclusão social, Educação.

Resumo

A prática da avaliação da aprendizagem não é simplesmente o confronto entre as metas estabelecidas e os resultados obtidos. Perrenoud afirma que a avaliação não é uma simples seleção, pois ela possui uma lógica que consolida a hierarquia social. Luckesi lembra que a avaliação, como ato diagnóstico, tem por objetivo a inclusão e não a exclusão. Assim, para Luckesi, a prática da avaliação da aprendizagem é um ato de amor, distintivo do exercício docente.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

SAKAMOTO, B. A. M.; VERÁSTEGUI, R. de L. A. POR UMA MUDANÇA NA AVALIAÇÃO DE EXCLUSÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 6, p. p. 139–151, 2000. DOI: 10.17648/educare.v3i6.2641. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2641. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES