O RISO NA SALA DE AULA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Maria Angelica Santana
  • Carla Cristina de Queiros

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.2698

Palavras-chave:

Riso, Ensino, Aprendizagem, Ludicidade.

Resumo

O artigo pretende demonstrar que a prática docente, ao aceitar e incentivar o riso em sala de aula, poderá criar um ambiente propício ao processo de ensino-aprendizagem. Foram pesquisados diversos autores que abordam o assunto e, através dos conceitos sobre o processo educativo, é possível defender a tese de que o riso é um forte aliado do professor em sala de aula. Dentro de sua limitação temática, o texto aborda o riso e suas reações — tais como a alegria, a felicidade e o prazer — para sustentar que, quando há espaço para estas reações na escola, a cognição efetiva-se com maior facilidade. O estudo será apresentado em três momentos. Na primeira parte, refletimos sobre a correlação do riso e as emoções, destacando o riso emocional. Na segunda parte, tratamos de definir o riso a partir da ótica de diversos autores renomados, bem como refletir sobre o seu efeito fisiológico. Para finalizar a pesquisa, procuraremos ressaltar a importância do riso na sala de aula.

Downloads

Publicado

10-01-2011

Como Citar

SANTANA, M. A.; DE QUEIROS, C. C. O RISO NA SALA DE AULA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 10, 2011. DOI: 10.17648/educare.v5i10.2698. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2698. Acesso em: 29 mar. 2024.