ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO E A EDUCAÇÃO PELA PESQUISA: OLHAR PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA, SEGUNDO A LEI FEDERAL Nº 11.892/08

Autores

  • Paola A. Ávila Soares Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel
  • Marco Antonio Batista Carvalho Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.27494
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educar pela Pesquisa, Ensino Médio Técnico Integrado, Instituto Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia

Resumo

A presente pesquisa trata-se de uma reflexão acerca da proposta educacional dos cursos de Ensino Médio Técnico Integrado dos Institutos Federais de Educação Profissional Ciência e Tecnologia, enquanto instituições de fomento à produção de ciência e tecnologia, a nível de educação básica. Diante disso, buscou-se evidenciar as similaridades entre os pressupostos da educação pela pesquisa e as finalidades e objetivos expressos pela Lei Federal 11.892/2008. Consideramos, a partir dos resultados que há semelhanças entre os pressupostos da educação pela pesquisa e os objetivos e finalidades da Lei Federal 11.892/2008, através dos trechos extraídos dos artigos 6º ao 8º. Assim, compreendemos que Institutos Federais possuem a prerrogativa de formar cidadãos críticos, que, a partir do contexto do ensino médio, possam adquirir uma profissão e inclusive, inserir-se na proposta de verticalização de seus estudos, utilizando-se da pesquisa científica para o desenvolvimento social.

Biografia do Autor

Paola A. Ávila Soares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel

Mestranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel

Marco Antonio Batista Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel

Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2013). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel

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Publicado

20-07-2021

Como Citar

SOARES, P. A. Ávila; CARVALHO, M. A. B. ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO E A EDUCAÇÃO PELA PESQUISA: OLHAR PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA, SEGUNDO A LEI FEDERAL Nº 11.892/08. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 357–371, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.27494. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/27494. Acesso em: 28 mar. 2024.