A INSTRUÇÃO PUBLICA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ: REFLEXÕES A PARTIR DOS RELATÓRIOS DO PERÍODO DE 1854 A 1874

Autores

  • Maria Elisabeth Blanck Miguel
  • Henrique Klenk

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.3245

Palavras-chave:

Instrução Pública, Província, Organização da escola.

Resumo

O presente artigo traz as análises feitas a partir das leituras dos relatórios da
instrução pública, que eram elaborados pelos Inspetores Gerais da Instrução Pública,
Inspetores Paroquiais e por professores. Este texto refere-se ao aprofundamento de temas
(categorias) sobre a educação escolar pública nas escolas paranaenses no período do Paraná
provincial que surgiram de estudos precedentes, tais como a organização do sistema escolar e
a relação professor-aluno. Para responder ao objetivo de leitura e análise interpretativa dos
relatórios da Instrução Pública levantando dados referentes à relação Professor-Aluno e a
organização da escola, também foi estudada a bibliografia sobre a educação escolar
paranaense no período provincial, para melhor Interpretar as informações a partir da história
da educação. A metodologia de análise e interpretação dos dados foi a partir do materialismo
histórico-dialético, sendo assim, considera-se que o modo de produção da vida material e
cultural determina a forma como a educação é compreendida. A partir das análises contata-se
que os documentos denotam os problemas relacionados à instrução pública, tais como a falta
de dependências escolares, de materiais necessários para a instrução, má remuneração, pouca
qualificação dos professores, evasão dos ingressos, pouco valor atribuído à instrução escolar
pela população, estão presentes na maior parte do periodo estudado e retratam a realidade da
mesma, no entanto, percebe-se que ocasionalmente a Província empreende esforços, ao menos
nos discursos dos presidentes à assembléia legislativa, afim de melhorar o quadro da Instrução
Pública, dentre estes esforços a criação da escola normal para a formação daqueles que se
dignavam ao “sacerdócio” do magistério, maneira como era alusida à função de ensinar.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

MIGUEL, M. E. B.; KLENK, H. A INSTRUÇÃO PUBLICA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ: REFLEXÕES A PARTIR DOS RELATÓRIOS DO PERÍODO DE 1854 A 1874. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 133–145, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i7.3245. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3245. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação