A FUNÇÃO SOCIAL E IDEOLÓGICA REQUERIDA DA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO PARANAENSE (1979-2006)

Autores

  • Karina Griggio Hotz

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.3258

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Ensino Médio, funções sociais e ideológicas.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objeto de estudo a
função requerida da escola pública de ensino médio do Paraná no período de 1979 a
2006. O período estudado compreende os governos de Ney Braga (1979-1982), ocorrido
no regime ditatorial; o governo de José Richa (1983-1986), no contexto da transição da
ditadura para a Nova República; e as demais gestões ocorridas na Nova República e nos
períodos do governo Collor ao governo Lula (1990-2006), sendo elas a do governo de
Álvaro Dias (1987-1990), do governo de Roberto Requião (1991-1994), do governo
Jaime Lerner (1995-2002), e do governo Roberto Requião (2003-2006). Pretendemos
neste artigo apontar as principais concepções teóricas e ideológicas que alimentaram as
justificativas para a função requerida da escola pública de ensino médio paranaense no
período pesquisado, estabelecendo relações entre os governos de forma a evidenciar as
semelhanças ou diferenças existentes em suas proposições. Em seguida, procuramos
analisar o conjunto destas concepções, demonstrando quais funções sociais e
ideológicas foram constantemente requeridas da escola pública de ensino médio
paranaense.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

HOTZ, K. G. A FUNÇÃO SOCIAL E IDEOLÓGICA REQUERIDA DA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO PARANAENSE (1979-2006). Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 259–272, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i7.3258. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3258. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação