ANÁLISE DO DESEMPENHO EM REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS COTISTAS E NÃO-COTISTAS

Autores

  • Paula Kracker Francescon
  • Rosana Becker Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.3546

Palavras-chave:

Vestibular, Redação, Sistema de cotas.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a relação entre o desempenho em redação no vestibular e o sistema de cotas implantado em 2009 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. O intuito da análise dessas redações foi observar as diferenças existentes na realização desta prova entre os alunos aprovados por meio do sistema de cotas sociais e fora do mesmo. O corpus desta pesquisa consistiu em 122 redações, sendo 40 dos aprovados em Odontologia, 40 dos aprovados em Engenharia Civil e 42 dos aprovados em Medicina. Estes três cursos são historicamente os mais concorridos no vestibular da Unioeste – campus Cascavel.  A apresentação e decorrente análise dos dados relacionados aos dois grupos de estudantes produziram reflexões diferentes ao do pressuposto em que se fundamenta o sistema de cotas: a de que alunos oriundos das escolas públicas teriam maior dificuldade em conseguir um bom desempenho na prova de redação do vestibular.

PALAVRAS-CHAVE: vestibular, redação, sistema de cotas.

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Publicado

10-01-2011

Como Citar

FRANCESCON, P. K.; FERNANDES, R. B. ANÁLISE DO DESEMPENHO EM REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS COTISTAS E NÃO-COTISTAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 10, 2011. DOI: 10.17648/educare.v5i10.3546. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3546. Acesso em: 18 abr. 2024.