PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Rubens Rodrigues Lima
  • Elício Gomes Lima
  • Elvira Maria Gomes Barreto
  • Rosilene Rodrigues Lima

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.3712

Palavras-chave:

Perspectiva Construtivista, Educação Física, Concepção Piagetiana.

Resumo

O objetivo deste presente artigo é apresentar  a perspectiva construtivista da Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, a partir de uma discussão via revisão de literatura. A concepção piagetiana acerca da construção da inteligência é tomada, neste trabalho, como veículo norteador. Ressalta-se que o indivíduo em suas diferentes etapas do desenvolvimento necessita ser entendido à luz de sua maturação orgânica e da solicitação do meio, portanto, requerendo do educador, particularmente o professor de Educação Física, objeto deste trabalho, a orientação piagetiana da construção da inteligência como uma possibilidade recorrente.

Downloads

Publicado

10-01-2011

Como Citar

LIMA, R. R.; LIMA, E. G.; BARRETO, E. M. G.; LIMA, R. R. PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 10, 2011. DOI: 10.17648/educare.v5i10.3712. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3712. Acesso em: 19 abr. 2024.