A ESCOLA VISTA POR DENTRO: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Rafael Bianchi Silva
  • Zuleika Claro Piassa
  • Juliana Lopes Garcia
  • Josicler Andréia Mendonça Bernardo

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.3764

Palavras-chave:

Educação Escolar, Formação de Professores, Avaliação.

Resumo

Este artigo teve como objetivo refletir a experiência com formação de professores de uma instituição escolar. O trabalho inicialmente focalizou o reconhecimento da realidade escolar para assim verificar as demandas reais vivenciadas pelos educadores. Utilizou-se técnicas de observação em sala de aula, análise de documentos da própria escola (como o PPP) e entrevistas realizadas com alunos e professores. A partir dos dados obtidos, verificou-se a necessidade de realizar com os professores um debate da temática “avaliação” focalizando as dificuldades teóricas e práticas sobre o mesmo. Foi possível verificar uma forte resistência por parte dos educadores em torno do trabalho, o que nos leva à reflexão sobre os limites de do aperfeiçoamento profissional caso não sejam realizado de forma continuada. Portanto, ainda que o trabalho tenha sido realizado de forma preliminar, considera-se que trouxe questões fundamentais para a análise tanto das relações existentes entre os envolvidos na realidade escolar quando às dificuldades encontradas pelos atores em atingir o sucesso da ação pedagógica.

Publicado

06-09-2011

Como Citar

SILVA, R. B.; PIASSA, Z. C.; GARCIA, J. L.; BERNARDO, J. A. M. A ESCOLA VISTA POR DENTRO: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DOCENTE. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.3764. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3764. Acesso em: 25 abr. 2024.