CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ESCOLAS MULTISSERIADAS: ESTADO DA ARTE

Autores

  • Maria Angélica Cardoso
  • Mara Regina Martins Jacomeli

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.3878

Palavras-chave:

História da educação, Políticas educacionais.

Resumo

Este artigo apresenta algumas considerações acerca das escolas multisseriadas. São escolas organizadas em uma sala única, na qual se reúnem alunos pertencentes, geralmente às quatro séries iniciais do ensino fundamental, sob a regência de um único professor. A temática, além de ser um objeto de investigação quase inexplorado pelos historiadores da educação, ainda  não foi extinta pelas novas formas de organização escolar propostas pelas políticas públicas na área da educação. Sobrevivem, portanto, a mais de cem anos, adentrando o século XXI. Nossas preocupações estão voltadas para a captação da historicidade dessa forma de organização escolar e as relações entre o seu passado e o seu presente. Neste artigo, apresentaremos, em especial, algumas considerações acerca das teorizações em torno das escolas multisseriadas ainda existentes no Brasil.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

CARDOSO, M. A.; JACOMELI, M. R. M. CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ESCOLAS MULTISSERIADAS: ESTADO DA ARTE. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 9, 2000. DOI: 10.17648/educare.v5i9.3878. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3878. Acesso em: 20 abr. 2024.