FUNDAMENTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DA PRÁTICA DA LEITURA DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ

Autores

  • Osmar Nascimento de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.4553

Palavras-chave:

Diretrizes. Fundamentos. Linguagem.

Resumo

Este estudo tem como foco a análise dos fundamentos teórico-metodológicos explícito nas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica do Estado do Paraná (2008) para a disciplina de Língua Portuguesa. Sua finalidade é a discussão, reflexão e melhor compreensão dos seus fundamentos teórico-metodológicos que norteiam este documento. As Diretrizes Curriculares para a Educação Básica do Estado do Paraná aconselham que o ensino de Língua Portuguesa deve realizar-se a partir das práticas discursivas que envolvem oralidade, leitura e escrita. O texto divide-se em quatro tópicos: introdução; concepção de leitura; os gêneros textuais, as finalidades e as relações com as estratégias de leitura; e por fim o papel do professor.

Publicado

06-09-2011

Como Citar

OLIVEIRA, O. N. de. FUNDAMENTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DA PRÁTICA DA LEITURA DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.4553. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4553. Acesso em: 29 mar. 2024.