ARTE – PARA QUÊ? CONSIDERAÇÕES SOBRE A FINALIDADE DO ENSINO DA ARTE NA ESCOLA

Autores

  • Célio Roberto Eyng

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.4799

Palavras-chave:

Educação, Arte, Teoria Histórico-cultural, Criatividade, Sensibilidade Estética.

Resumo

O objetivo do artigo é problematizar sobre a finalidade do ensino da Arte na Escola. Por meio de uma abordagem histórico-cultural, analisam-se duas concepções correntes: o desenvolvimento da sensibilidade estética e da criatividade. Para isso, discutem-se aspectos relativos à organização do ensino que inviabilizam processos de formação dos sentidos e da imaginação criadora no contexto escolar contemporâneo. Por fim, argumenta-se acerca da necessidade de promover a aprendizagem conceitual nessa área.

Downloads

Publicado

11-04-2011

Como Citar

EYNG, C. R. ARTE – PARA QUÊ? CONSIDERAÇÕES SOBRE A FINALIDADE DO ENSINO DA ARTE NA ESCOLA. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.4799. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4799. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Interfaces Culturais e Formação de Professores