A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DA EDUCAÇÃO TUTORIAL

Autores

  • Rosilene Lagares

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.5148

Palavras-chave:

Desenvolvimento e a modernização da Graduação. Educação tutorial. Ensino, pesquisa e extensão. Trabalho coletivo. PET PedPalmas.

Resumo

O texto discute a possibilidade da inovação pedagógica na educação superior e seu desenvolvimento e modernização utilizando a educação tutorial, com atividades sistemáticas de ensino, pesquisa e extensão e trabalho coletivo, interdisciplinar e extracurricular no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins, desde 2007, com a participação de acadêmicos de períodos de formação distintos. Todas as atividades são pensadas de forma entrelaçada, mas na práxis resultarão em experiências e vivências singulares, considerando as especificidades dos “indivíduos” membros do Grupo e, ainda, por buscarem objetos distintos. Assim, tutoria tem se revelado um caminho no desenvolvimento de estratégias de formação diferenciada e qualificada dos acadêmicos, disseminando novas idéias, estratégias e experiências pedagógicas. Ainda, tem contribuído para aprimorar a formação voltada ao processo de ensino e aprendizagem; a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; e a formação voltada às demandas da sociedade, do contexto de atuação do Pedagogo e da responsabilidade social.

Downloads

Publicado

10-06-2011

Como Citar

LAGARES, R. A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DA EDUCAÇÃO TUTORIAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.5148. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5148. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Políticas para Educação Superior e Formação de Professores