POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E FORMAÇÃO POLÍTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Renata Greco de Oliveira
  • Berenice Lurdes Borssoi
  • Maria Elly Herz Genro

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.5150

Palavras-chave:

universidade, diretrizes curriculares, sujeito político, pedagogo

Resumo

A política educacional para formação de educadores no Brasil é normatizada por diretrizes curriculares e vem sendo influenciada por propostas educativas de organismos internacionais. Preocupadas com a educação para cidadania voltamos nossos estudos para a formação política do educador, mais especificamente no curso de Pedagogia. Nosso objetivo é refletir sobre a formação do pedagogo a partir da análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) de Pedagogia, buscando articular com a possibilidade de uma formação política na universidade. Iniciamos este artigo discutindo a responsabilidade social da universidade em formar o profissional crítico e político, fundamentadas em Sobrinho (2005) e Santos (2005). O sentido da política e da ação e constituição do sujeito político foi articulado a partir do pensamento de Arendt (1998, 2008) e Novaes (2007). Essa sustentação teórica nos permitiu apresentar os resultados da análise das DCN's. O estudo indica algumas contradições que permeiam o Ensino Superior. Um dos aspectos diz respeito à fragilidade da formação política pedagógica, outro, refere-se à universidade, que mesmo instituída por normas, se produz também como sujeito coletivo instituinte.

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Publicado

10-06-2011

Como Citar

OLIVEIRA, R. G. de; BORSSOI, B. L.; GENRO, M. E. H. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E FORMAÇÃO POLÍTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.5150. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5150. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Políticas para Educação Superior e Formação de Professores