ELEMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DAS QUESTÕES EDUCACIONAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Luzia Franco Duarte
  • Luiza Franco Duarte
  • Janaína Aparecida de Mattos Almeida

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.5153

Palavras-chave:

Pedagogia, Formação de professores, Práxis pedagógica

Resumo

Este trabalho, de cunho bibliográfico, tem por objetivo propor uma reflexão sobre a formação de profissionais críticos. O artigo discute os elementos teóricos e práticos que se proponham a normatizar questões educacionais, especificamente, de cursos de formação de pedagogos. O trabalho docente constitui uma matriz relevante em sua compreensão, sobretudo quando se pensa o trabalho pedagógico. Este resultado da investigação foi elaborado tendo por base uma pesquisa bibliográfica à luz de alguns autores, como: Franco (2008), Freire (1987), Franco; Libâneo; Pimenta (2007), Libâneo (2002), Kuenzer (2002), Paro (1990), Pimenta; Lima (2004), Saviani (1991). O estudo da formação de professor pode auxiliar na definição de uma nova ordem pedagógica e na intervenção da realidade no que se refere a sua prática e a sua formação. Fazer com que a escola cumpra o seu verdadeiro papel não é tão simples assim, depende de um trabalho de parceria entre professores, equipe pedagógica e comunidade em geral. O estudo do curso de pedagogia para a formação dos professores contribuiu para um significativo repensar a prática docente, proporcionando uma práxis pedagógica de reflexões e ampliação dos conhecimentos sobre o tema.

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Publicado

10-06-2011

Como Citar

DUARTE, L. F.; DUARTE, L. F.; ALMEIDA, J. A. de M. ELEMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DAS QUESTÕES EDUCACIONAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.5153. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5153. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Políticas para Educação Superior e Formação de Professores