A formação inicial de professores na modalidade de educação a distância − EaD: o desafio da presença da ausência

Autores

  • Elizabeth Maria Lopes Toledo

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.5282

Palavras-chave:

formação de professores, educação a distância, tecnologias da informação e comunicação, aprendente autônomo, presença da ausência.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre o desafio de formar professores a distância, tendo como desafio a ausência física do professor-formador, porém a presença virtual presente por meio da interação e da interatividade. Aborda conceitos e concepções sobre a educação a distância e explicita os marcos da educação nessa modalidade, sob a ótica de diferentes autores. A fundamentação teórica traz reflexões acerca da formação de professores em EaD, enfatizando a presença virtual do professor e alunos, bem como a interação entre eles, de forma a superar a presença física de ambos, própria do ensino convencional. Infere-se, pois, que é possível de fato formar professores na modalidade a distância, desde que os atores envolvidos no processo de formação – professor e alunos – estejam preparados e conscientes para enfrentar o desafio da presença da ausência.

Downloads

Publicado

05-08-2011

Como Citar

TOLEDO, E. M. L. A formação inicial de professores na modalidade de educação a distância − EaD: o desafio da presença da ausência. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.5282. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5282. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Políticas para Educação Superior e Formação de Professores