FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLAS NO ÂMBITO DA PARCERIA ENTRE MUNICÍPIOS E O INSTITUTO AYRTON SENNA

Margarita Victoria Rodríguez, Maria Dilneia Espíndola Fernandes, Andrêssa Gomes de Rezende Alves, Jorismary Lescano Severino

Resumo

O trabalho analisa a formação e a avaliação de diretores de escolas, instituídas no município de Campo Grande a partir da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Ayrton Senna, tendo como interveniente a Secretaria Municipal de Educação, para a implementação do Programa Escola Campeã, no período de 2001 a 2004. Trabalhou-se com a legislação educacional das esferas federal e municipal, com documentos do Instituto Ayrton Senna, da Fundação Luis Eduardo Magalhães, da Secretaria Municipal de Educação e com a literatura pertinente à temática. Constatou-se que a implementação do Programa Escola Campeã deu-se no contexto das parcerias público/privado, quando se intenta gerir o público a partir dos parâmetros do mercado, por julgar que esse ponto de vista é mais eficiente e eficaz. O Programa também alterou os processos de formação e avaliação para o provimento de cargo de diretor, à medida em que instituiu sistemas avaliativos e a certificação ocupacional como instrumentos de meritocracia e competição para a função de diretor das escolas municipais, ainda sob livre nomeação/exoneração pelo Chefe do Poder Executivo.

Palavras-chave

Política Educacional; Gestão Educacional; Parcerias Público/Privado; Certificação Ocupacional; Formação e Avaliação de Diretores.

Texto completo:

PDF