AS CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS

Autores

  • Franciele Roos da Silva Ilha
  • Ana Paula da Rosa Cristino
  • Andressa Aita Ivo

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v3i5.582

Palavras-chave:

Gestão escolar, Professores, Educação Física.

Resumo

A gestão escolar representa uma dimensão importantíssima na Educação, uma vez que por meio dela, observa-se a escola e seu contexto globalmente, e se busca abranger, pela visão estratégica e de conjunto, os problemas que, de fato, funcionam de modo interdependente. Nesse sentido, o objetivo do estudo é conhecer as concepções de gestão escolar dos professores de Educação Física de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS). A justificativa reside na importância de se saber como a gestão escolar é entendida pelos professores de Educação Física, já que esta é uma tarefa de todos os integrantes do processo educativo num determinado contexto. Utilizou-se a abordagem qualitativa e como corrente do pensamento a fenomenologia. Para a coleta das informações foi significativo usar a pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas. Os participantes foram quatro professores de Educação Física de uma escola municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS). Os mesmos demonstraram compreender o sentido amplo que enfoca a gestão escolar, ainda que, em alguns momentos demonstram estar vinculados a processos centralizados de atuação profissional.

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Publicado

16-04-2009

Como Citar

ROOS DA SILVA ILHA, F.; DA ROSA CRISTINO, A. P.; AITA IVO, A. AS CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 5, p. p. 59–73, 2009. DOI: 10.17648/educare.v3i5.582. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/582. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação, Políticas Sociais e Estado