A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS NA ESCOLA

Autores

  • Maria Rosilene Maues Gomes

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v7i13.6264

Palavras-chave:

Formação continuada de professores - ensino-aprendizagem - educação de jovens e adultos - tecnologias da comunicação e informação.

Resumo

RESUMOO presente estudo reflete a formação continuada de professores e as tecnologias da Informação e comunicação e a sua relação com o processo ensino-aprendizagem dos alunos do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), com o objetivo de investigar se a formação continuada dos professores interfere ou não no ensino aprendizagem dos alunos. Trata-se de um recorte da monografia de especialização produzida no curso de especialização em tecnologias da educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em parceria com Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). A pesquisa foi realizada em uma Escola Tecnológica conveniada com o Estado, no município de Abaetetuba, estado do Pará, a qual por questões éticas será mantida no anonimato. A fim de alcançar o objetivo proposto foi realizada uma revisão bibliográfica de autores que tratam da temática, entre os quais: Orofino (2005), Freire (1996), Monteiro e Batista (1998), entre outros. É uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa, na perspectiva de Chizotti (2010), realizada por meio de observações, entrevistas e de questionários, os quais serviram para coletar os dados com o intuito de vislumbrar um maior entendimento acerca do tema em questão. A pesquisa nos possibilitou ainda, adentrar no universo muito singular de uma parcela da sociedade, jovens e adultos que foram expulsos do sistema educacional brasileiro e que agora retornam à escola com o propósito de resgatar sua cidadania. Aponta nas considerações finais alguns desafios aos educadores que acreditam que podem realizar um trabalho inovador, utilizando pedagogicamente os recursos que as novas tecnologias da comunicação e informação trazem para o cenário educacional.

Downloads

Publicado

19-10-2012

Como Citar

GOMES, M. R. M. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS NA ESCOLA. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 13, 2012. DOI: 10.17648/educare.v7i13.6264. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/6264. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: O docente em foco: identidade, formação e trabalho do professor