PROLETARIZAÇÃO E SUBPROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: LIMITES E VALIDADE DA PROFISSIONALIZAÇÃO COMO ALTERNATIVA

Autores

  • Antonio Valricélio Silva

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v7i13.6378

Palavras-chave:

Proletarização, Subproletarização, Trabalho docente, Profissionalização docente.

Resumo

Este artigo parte de elementos categoriais mais gerais como trabalho alienado, proletarização e subproletarização do trabalho para apresentar seus efeitos reflexos no trabalho docente no campo da Educação Básica. Aponta uma critica da profissionalização que tem como base a aquisição de competências e, em um nível mais elevado da crítica, tenta delinear os limites e validade da estratégia da profissionalização como restituição da autonomia do trabalho docente. Reconhece que a profissionalização é uma alternativa que encontra limites intransponíveis. Contudo, há elementos de positividade que justificam sua validade.

Downloads

Publicado

19-10-2012

Como Citar

SILVA, A. V. PROLETARIZAÇÃO E SUBPROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: LIMITES E VALIDADE DA PROFISSIONALIZAÇÃO COMO ALTERNATIVA. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 13, 2012. DOI: 10.17648/educare.v7i13.6378. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/6378. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: O docente em foco: identidade, formação e trabalho do professor