A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS DE SUJEITOS APRENDENTES A PARTIR DE UMA PESQUISA SOBRE O LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Elicio Gomes Lima - Centro Universitário Adventista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.6896
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

pesquisa sobre o livro didático, história, produção de conhecimentos.

Resumo

O artigo discute algumas dimensões acerca da pesquisa sobre o  livro didático de história, recorre como ponto de partida ao processo de constituição do sujeito que aprende e sua respectiva produção do conhecimento, não simplesmente como output do ideário desejado pelo sistema capitalista. Utilizou-se como dimensão de tratamento do objeto a pesquisa qualitativa,  enriquecida por etapas procedimentais centradas em levantamento bibliográfico em literatura especializada da área. O texto conclui que no processo ensino-aprendizagem os sujeitos (educandos, educadores), não se reduzem a meros objetos, mas se constituem em uma totalidade histórico-social que se manifesta dinamicamente por meio da linguagem, do contexto social, de suas experiências, construindo e ampliando suas visões de mundo dentro dessa totalidade.

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Publicado

17-10-2013

Como Citar

LIMA - CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO, E. G. A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS DE SUJEITOS APRENDENTES A PARTIR DE UMA PESQUISA SOBRE O LIVRO DIDÁTICO. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 139–154, 2013. DOI: 10.17648/educare.v7i14.6896. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/6896. Acesso em: 29 mar. 2024.